Um pouco sobre a nossa história

A história da LETS está sendo escrita neste momento, com muito cuidado e dedicação, por meio dos inúmeros esforços das pessoas que constroem essa consultoria de marketing jurídico todos os dias. Os caminhos percorridos, que nos trouxeram até aqui, nos tornaram a maior empresa do segmento e certamente não foram e não estão sendo fáceis. No entanto, é um processo incrivelmente prazeroso e recompensador.

O que realmente desejamos é fazer uma diferença positiva na vida das pessoas – de nossa equipe e de nossos clientes. Essa é a nossa ‘visão de longo prazo’, que não existe apenas para constar em nossas apresentações. Ela é incessantemente praticada e aperfeiçoada.

LETS é um legado.

NOV/2017

19

A nossa história começa como qualquer outra boa história: com um sonho! Rafael Gagliardi, publicitário que atuou na gestão de grandes Departamentos de Marketing de organizações como Deloitte, Editora Abril e no escritório Mattos Filho, deixa o trabalho como colaborador interno para se dedicar a atender pequenas e médias sociedades de advogados, criando, juntamente com Amanda Paccola, sua esposa (e ex Mattos Filho), o conceito da LETS Marketing – uma empresa focada em marketing jurídico que surgiu com o propósito de materializar o sonho de clientes. Éramos só nós dois, mas estávamos obstinados a fazer dar certo.

DEZ/2017

21

Neste momento, começamos a criar muita simpatia por advogados fundadores de seus escritórios, pois começamos a enfrentar de cabeça o desafio de empreender no Brasil. Estudamos muito sobre estruturação de empresas – e a formação do casal em gestão de negócios ajudou bastante – e criamos site, materiais de apresentação, portfólio de serviços e perfil de público-alvo, colocando em prática o que, muito em breve, estaríamos desenvolvendo para milhares de advogados.

JAN/2018

POST_2018_10_26_insta

Nesse período, a LETS foi oficialmente lançada e, com uma maré de sorte, persistência e resiliência, conseguimos nosso primeiro cliente. Logo vieram dois, três, dez, e assim por diante. Foi um ano muito importante, pois Fabio Bernardes, designer e um dos idealizadores da identidade visual do Mattos Filho, se juntou ao time e, assim, criamos a nossa própria sociedade. Foi também o ano em que recebemos o nosso primeiro reconhecimento da renomada Leaders League pela qualidade dos nossos formulários submetidos na prática de gestão de rankings jurídicos. Mal sabíamos que seria o primeiro de muitos, dentro e fora do Brasil!

FEV/2018 – DEZ/2018

22

Neste momento, ficou claro que havia sinergia entre o que sabíamos fazer de melhor e o que o mercado jurídico estava precisando. E essa similaridade de momentos, desafios e necessidades fez com que a LETS se moldasse para ter uma operação muitíssimo similar a de um escritório de advocacia, incluindo a nossa própria estrutura, operação de atendimento e precificação. Nós entendemos os desafios dos advogados e eles entenderam os nossos. Não queríamos ser vistos como fornecedores, mas, sim, como parceiros!

JUL/2019 – DEZ/2019

23

Adquirimos e estruturamos a nossa própria sede, localizada em São Paulo. Neste momento, ficou claro que a missão da LETS Marketing era fazer com que seus clientes cresçam, pois era assim que crescíamos também. Nos especializamos em terceirização de Departamentos de Marketing para advogados, auxiliando tanto em estratégias de reputação quando comerciais. E, de fato, nossos clientes estavam ampliando suas atuações e nós também, contando já com outros cinco consultores experientes na equipe, um portfólio de serviços em marketing jurídico que só crescia e dúzias de escritórios atendidos.

JAN/2020

24

Nos filiamos ao LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e recebemos o incrível convite para sermos os colaboradores exclusivos de conteúdo jurídico para o recém-lançado canal digital da instituição: o Líder.inc. Neste momento, passamos a gerar, por meio dos nossos jornalistas, inúmeras matérias relevantes para o mercado, aproximando nosso público-alvo (advogados) dos maiores empresários do Brasil.

MAR/2020

GUVK4977

A chegada da pandemia da Covid-19 gerou inúmeras incertezas, mas, hoje, olhando para trás, ficamos orgulhosos da postura da LETS Marketing e de seus consultores. Foi montado um plano de gestão de crise personalizado para cada um dos clientes – um esforço monumental do nosso time para preservar os negócios dos nossos contratantes, trazer bem-estar e segurança para seus colaboradores e dar apoio à sociedade. Foi neste momento que recebemos Willian Fernandes, ex-líder de relações públicas no Mattos Filho e de grandes agências de comunicação, como nosso novo sócio.

JUN/2020

26

Inauguramos oficialmente a nossa área de Estudos e Pesquisas, que passaria a gerar dados inéditos e informações relevantes para a tomada de decisão de clientes e do mercado jurídico como um todo. Lançamos a pesquisa ‘O Impacto da Covid-19 nos Escritórios de Advocacia’ em parceria com a agência Unitri Design. O conteúdo foi divulgado em importantes veículos de comunicação, faculdades de Direito e eventos promovidos por escritórios de advocacia. Um sucesso e motivo de orgulho para o time!

DEZ/2020

Institucional_20210312_Insta

A LETS Marketing começou a se solidificar no mercado. Éramos já a maior estrutura de consultoria de marketing jurídico do País, considerados full service na área e com um portfólio de clientes que já não era mais restrito às pequenas e médias bancas. Atendíamos, com maestria, as maiores sociedades de advogados do Brasil. Abrimos, também, um escritório em Nova Iorque, formando novas alianças e capacidade de atendimento nas Américas.

DEZ/2021

IMG_0794

O ano de 2021 foi marcado por grandes investimentos em nossa estrutura do ponto de vista societário, jurídico e tecnológico. Desenvolvemos softwares próprios e exclusivos para operações de marketing, adequamos toda a nossa estrutura para atender à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, consolidamos políticas internas, processos únicos no segmento de segurança da informação e regras de confidencialidade. Tudo isso, para dar segurança aos nossos clientes e adequar-se às práticas dos grandes players do mercado jurídico.

JAN/2022

29

Aqui houve um “boom” em nossa marca, já bastante consolidada no mercado. Se tornou normal receber cerca de 5, 6, 7, 10 ligações por dia de novos escritórios buscando uma proposta de serviço da LETS Marketing. Neste momento, também incorporamos novas frentes de trabalho voltadas para tráfego pago e growth marketing, tendo em vista uma mudança importante ocorrida em meados do ano anterior com a revisão do Provimento da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB que rege a publicidade e a propaganda no setor jurídico.

JUN/2022

30

Mais uma pesquisa inédita para nosso portfólio, com direito a publicação no jornal impresso do Valor Econômico. Dessa vez, buscamos desvendar horizontes e oportunidades para advogados no metaverso com o estudo ‘Metaverso no Mercado Jurídico’. Hoje, é muito interessante revisitar esses dados e avaliar se a expectativa dos respondentes se concretizou.

DEZ/2022

31

Ainda em 2022, recebemos um reconhecimento inédito dentre os especialistas em marketing jurídico. Fomos a única empresa do setor listada no ranking da Leaders League que reconheceu práticas de gestão de riscos e gestão de crises, juntamente as grandes agências de comunicação corporativa. Ficou claro que o nosso destaque nesse mercado era, sim, o foco nas estratégias dos nossos clientes e não só a operação rotineira de marketing. Encerramos o ano com mais de 200 escritórios de advocacia atendidos que, juntos, representavam cerca de 10.000 advogados.

JUN/2023

32

A LETS Marketing se expandiu, na mesma proporção em que a demanda do mercado crescia. Instituímos novas lideranças internas, incluindo a nomeação de novas sócias: Karina Ifanger (ex Mattos Filho), Paula Balduino (ex Trench Rossi Watanabe), Thaís Rago (designer e ex sócia de outro negócio) e Thamires Telles (ex Siqueira Castro). Juntos, éramos mais de 33 pessoas (fora nossos parceiros) prontas para os desafios dos grandes, médios e pequenos escritórios de advocacia que já ultrapassavam a marca dos 240 clientes atendidos.

JUL/2023

33

Mais um reconhecimento inédito: nos tornamos a primeira e única empresa de marketing jurídico listada no ranking Negócios em Expansão — uma parceria da EXAME com o BTG Pactual, e suporte técnico da PwC Brasil — que identificou as empresas brasileiras que mais conseguiram expandir em 2022. Um reconhecimento que deu visibilidade ao esforço dos nossos profissionais em promover um excelente trabalho, operacional e estratégico.

Vamos descobrir como podemos crescer juntos.

Time LETS Marketing